A Polícia Civil de São Paulo prendeu, na terça-feira (5), 25 pessoas durante uma operação contra uma organização criminosa responsável pela fabricação e venda ilegal de anabolizantes em todo o Brasil. Ao todo, foram expedidos 35 mandados de prisão temporária e 85 de busca e apreensão em diversos estados. A ação ainda está em andamento.
Segundo as investigações, iniciadas há cerca de um ano a partir de uma denúncia anônima, o grupo operava sob uma marca própria e mantinha um laboratório clandestino. Os produtos – anabolizantes e medicamentos para emagrecimento – eram comercializados pela internet, sem exigência de receita médica, o que é ilegal.
Esses medicamentos, de uso controlado, só podem ser fabricados por laboratórios autorizados pela Anvisa e vendidos mediante receita especial em duas vias. Ainda de acordo com a polícia, uma das principais bases do grupo ficava na Zona Norte da capital paulista, de onde os produtos eram distribuídos para outros estados.
Grande parte da logística de armazenamento ocorria em galpões no Paraná, que também estão sendo vistoriados nesta terça. Estima-se que o grupo tenha movimentado R$ 25 milhões nos últimos cinco anos.
As prisões e apreensões feitas na capital e na Grande São Paulo estão sendo levadas para a 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas, no Centro.
No estado de São Paulo, os mandados estão sendo cumpridos em cidades como Guarulhos, Mogi das Cruzes, Cotia, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Campinas, Jundiaí e outras. A operação também ocorre em 11 estados: RJ, PR, BA, MT, AM, ES, PE, PB, AL, SC e MS.