Dois homens foram presos e outros 55 suspeitos foram ouvidos após participarem de uma rinha de galos no sábado (26), em Araçariguama (SP). A operação resultou no resgate de 65 galos-índio em situação de maus-tratos e na aplicação de R$ 1.114.000 em multas por crimes ambientais.
Segundo a Polícia Civil, a ação aconteceu após denúncia anônima. No local, que funcionava em um recinto fechado, os policiais encontraram duas espingardas, munições, objetos de caça e três tatus-galinhas mortos, armazenados em um freezer.
Todos os 57 envolvidos foram encaminhados à delegacia de São Roque (SP) e multados com base no artigo 29 da legislação ambiental, no valor de R$ 19.500 cada. Um dos suspeitos também recebeu multa adicional de R$ 2.500, conforme o artigo 25.
O organizador do evento e o proprietário das armas foram presos, mas liberados após pagamento de fiança. Ambos responderão em liberdade, assim como os demais envolvidos, que também foram liberados e responderão judicialmente por maus-tratos a animais.