Policiais militares foram flagrados usando uma arma de choque e agredindo um homem de 26 anos na Praça da Matriz, no Centro de Paranapanema (SP), na tarde de terça-feira (1º). A ação foi registrada por uma câmera de segurança.
Nas imagens, o homem aparece discutindo com os policiais e desobedecendo a ordem para soltar o que estava segurando. Em seguida, ele tenta fugir e é atingido pela arma de choque. Após cair, um dos policiais tenta imobilizá-lo, mas o homem resiste. Nesse momento, o outro PM o agride com vários golpes de cassetete na cabeça, mesmo com ele já caído.
Durante a abordagem, é possível ouvir os policiais dizendo frases como “parou, parou… deita” e ameaçando disparar novamente o choque, o que ocorre logo depois. Uma viatura chega minutos mais tarde para efetuar a prisão.
Segundo o boletim de ocorrência, os policiais alegaram que o local é conhecido por pequenos furtos e tráfico de drogas, e que o homem segurava pedaços de tijolos, ameaçando arremessá-los. Eles afirmaram ter usado força proporcional à resistência apresentada, porém as agressões com o cassetete não foram mencionadas no registro.
O homem foi levado ao hospital para exames de corpo de delito e, depois, liberado. O caso foi registrado como resistência e desobediência.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que a Polícia Militar analisa as imagens e tomará as medidas cabíveis. “A instituição reforça que não compactua com excessos ou desvios de conduta e todas as irregularidades praticadas por seus agentes serão punidas com rigor.” O caso também é investigado pela Delegacia de Paranapanema.
Comentários: