O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pediu na quarta-feira (17) a prisão da mulher que gravou a filha, de 14 anos, agredindo um menino de 11 anos em Várzea Paulista (SP). A Justiça também determinou a internação da adolescente. A mãe, de 51 anos, foi presa na quinta-feira (18).
A agressão ocorreu na terça-feira (16). Nas imagens que circularam nas redes sociais, o menino aparece com as mãos amarradas em um poste, enquanto é atingido com socos, chutes e puxões de cabelo. A mulher que filma incentiva a violência e chega a dizer:
“Vocês são de menor, vocês podem bater que eu me responsabilizo.”
A promotora criminal Julia Alves Camargo destacou os motivos para o pedido de prisão da mãe.
“Aquelas cenas de barbárie são horríveis, mas o fato de divulgar, de trazer aquilo para a sociedade como se fosse algo impune, é fazer apologia ao crime e incitar a violência. Isso não é tolerado pelo Ministério Público.”
Já a promotora Luciana Antunes, da Promotoria da Infância e Juventude, explicou a decisão de internação da adolescente:
“Na Infância e Juventude, diferente da Justiça Criminal, a medida não é punitiva, mas tem caráter de responsabilizar e reeducar. Porém, entendemos que não é possível que essa menina permaneça em liberdade, já que a própria mãe instigou a agressão.”
Segundo a Polícia Civil, o caso foi registrado como tortura. Até o momento, a vítima e sua família não foram localizadas.