Uma médica de 41 anos foi presa na noite de domingo (22) após atacar uma família com spray de pimenta durante uma missa na Catedral Nossa Senhora do Desterro, no Centro de Jundiaí (SP).
De acordo com o boletim de ocorrência, Livia Maria Ponzoni de Abreu teria se irritado com o barulho feito por uma criança de dois anos durante a celebração e, por isso, lançou o spray contra a menina e seus pais. O gás provocou uma forte crise de tosse, vômito e irritação nos olhos da criança, que precisou de atendimento médico de urgência. Os pais também passaram mal e chegaram a cair no chão.
O produto químico se espalhou pela igreja, causando mal-estar em outros fiéis. Após o tumulto, a mulher entrou em um carro e foi cercada por pessoas indignadas, mas a situação foi contida pela Guarda Civil Municipal (GCM).
A médica foi detida e o caso foi registrado como lesão corporal. Ela deve passar por audiência de custódia na segunda-feira (23).
Em nota oficial, a Diocese de Jundiaí repudiou o ataque, classificando-o como uma “grave violência contra o espírito de comunhão, respeito e fraternidade” que deve prevalecer nos espaços sagrados. A entidade afirmou ainda confiar às autoridades a apuração dos fatos.
O porta-voz da Diocese, padre Sílvio Andrei, lamentou o ocorrido e informou que, no momento do ataque, as câmeras de segurança da igreja estavam desligadas devido a manutenção interna. “Foi algo isolado, mas que causa indignação. É preciso exercitar a paciência e a tolerância uns com os outros”, declarou.