Um homem foi preso na manhã de segunda-feira (29) suspeito de aplicar golpes financeiros em idosos em Sorocaba (SP) e outras cidades do estado. A ação foi realizada por policiais civis do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), que cumpriram mandados de prisão e busca e apreensão.
Segundo o delegado Rodrigo Ayres, a quadrilha alterava a configuração ou o idioma dos caixas eletrônicos para confundir as vítimas. Enquanto um criminoso oferecia ajuda, sugerindo que a pessoa usasse outro terminal, outro acessava a conta já aberta e realizava saques sem que a vítima percebesse.
Dois suspeitos ainda estão foragidos. O delegado orienta que idosos nunca aceitem ajuda de pessoas desconhecidas nos caixas eletrônicos, evitem usar terminais fora do horário normal de funcionamento e, se possível, realizem transações acompanhados por alguém de confiança. Ele reforça a importância de registrar boletim de ocorrência ao identificar qualquer irregularidade.