Um guarda municipal de Itu (SP) foi afastado após atirar contra um homem durante uma discussão relacionada a uma briga de trânsito, ocorrida na Rua Santa Cruz, na quarta-feira (3). Segundo a Prefeitura de Itu, o guarda estava à paisana e a arma utilizada foi recolhida.
O momento da discussão foi registrado pelo celular da vítima. Nas imagens, o morador ofende o guarda diversas vezes e o provoca, pedindo que sacasse a arma, mesmo após recusa do servidor. Após a discussão, o homem se afasta e é atingido por um tiro na perna, caindo em seguida.
A vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada à Santa Casa do município, onde recebeu alta. Em vídeo posterior, relatou que, durante o registro do boletim de ocorrência, o guarda teria confessado ser o autor do disparo e solicitado a apreensão do celular da vítima.
Em nota, a Prefeitura de Itu informou que o guarda foi afastado por tempo indeterminado e passará por avaliação psicológica. A arma foi recolhida, e o caso segue sendo investigado pela Polícia Civil, com apoio da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP).
A TV TEM procurou a Guarda Civil Municipal (GCM) para comentar o caso, mas não obteve resposta.