As denúncias de maus-tratos contra crianças feitas ao Disque 100 registraram aumento na região de Jundiaí (SP). Em Itupeva, o crescimento foi de quase 50% na primeira metade deste ano em comparação ao mesmo período de 2024.
Dois casos recentes chocaram o município: um homem foi preso por agredir a filha de seis anos, e, dias depois, uma mulher foi detida por bater nos filhos, de cinco e sete anos, com fios.
Segundo a Delegacia da Mulher (DDM) de Jundiaí, cerca de 30 boletins de ocorrência foram registrados em 2025. Além disso, mais de 1.700 denúncias chegaram pelo Disque 100. Em Campo Limpo Paulista, foram 392 violações apenas no primeiro semestre.
A delegada Ingrid Carneiro, da DDM, explica que o crime ocorre quando responsáveis expõem crianças ou adolescentes a riscos, seja por abusos físicos, privação de alimentos, cuidados essenciais ou trabalhos inadequados.
O conselheiro tutelar Tiago Garcia reforça que proteger menores é dever de todos: “Não podemos depender apenas das políticas públicas. A população também precisa agir para cuidar das nossas crianças e adolescentes”, destacou.