Um cão de porte médio e sem raça definida (SRD) foi resgatado em condições críticas de maus-tratos na manhã de segunda-feira (4), no bairro Vila Máximo, em Itapetininga (SP). O resgate foi feito pelo Setor de Proteção Animal (SEPA), que encontrou o animal em estado de magreza extrema, resultado da ausência de cuidados básicos, como alimentação e água limpa.
A tutora do animal foi levada à delegacia e presa em flagrante. Ela vai responder pelo crime de maus-tratos a animais, que prevê pena de até cinco anos de reclusão.
Batizado de Toby, o cão está agora sob os cuidados da Subsecretaria de Defesa Animal, onde recebe atendimento veterinário. Ele está disponível para adoção responsável ou para lar temporário.
Interessados em ajudar o animal podem entrar em contato pelos telefones (15) 3373-5375 ou (15) 99848-7713.
A Polícia Civil reforça a importância da denúncia. Casos suspeitos de maus-tratos devem ser comunicados pelos canais oficiais ou diretamente nas delegacias da região.