A partir de 15 de agosto, data em que Sorocaba (SP) comemora seu aniversário, moradores desempregados que buscam recolocação profissional poderão contar com passe livre no transporte público da cidade.
O anúncio foi feito pela Prefeitura de Sorocaba na sexta-feira (1º), com a divulgação das regras do programa. O benefício será exclusivo para quem mora no município, está desempregado, possui renda bruta mensal inferior a R$ 2.424,11 (teto do seguro-desemprego em 2025) e precisa se deslocar para entrevistas de emprego a mais de 1,5 km de casa.
Para ter acesso ao benefício, é necessário estar com os dados atualizados no Sine Municipal e no Cadastro Único (CadÚnico). A solicitação deve ser feita presencialmente no Sine Municipal, localizado na rua Coronel Cavalheiros, 353, Centro, ou no Sine Móvel, com atendimento das 8h às 16h. As Casas do Cidadão Zeladoria não fazem parte do programa.
O passe livre será carregado no cartão de vale-transporte do usuário e também poderá ser usado por participantes do mutirão de emprego mensal realizado no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). A próxima edição está marcada para o dia 26 de agosto.
O decreto municipal que regulamenta a iniciativa entrará em vigor no próprio dia 15, com assinatura prevista do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). A programação do Sine Móvel entre os dias 4 e 8 de agosto está disponível no site da Prefeitura. Para solicitar o passe, é preciso apresentar carteira de trabalho, RG e CPF.