Nesta quinta-feira (22), aconteceu em Angatuba a carreata 'Setembro Verde' em Angatuba com o tema 'Superar Barreiras, para Garantir Direitos'. Com a iniciativa da APAE em conjunto com a Secretaria da Assistência Social de Angatuba, a ação promove a inclusão de pessoas portadoras de deficiência, bem como o agradecimento aos comércios que incentivam a inclusão dos PCDs.
Ao final da carreata, que reuniu dezenas de veículos, os comércios que promovem a inclusão receberam um selo, como forma de agradecimento e reconhecimento.
O SETEMBRO VERDE
Em primeiro lugar, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por movimentos sociais, em 1982, com o objetivo de promover e debater a inclusão social.
Em seguida, a data foi oficializada no Brasil pela Lei nº 11.133/2005, em 14 de Julho, pelo então vice-presidente José Alencar Gomes da Silva.
Contudo, a cor não é por acaso, mas por um significado especial: o verde da esperança de dias melhores para o país e para as pessoas com deficiência.
A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando, por tanto, o nascimento das reivindicações de cidadania e a participação em igualdade de condições.
E, também, por sua proximidade com a primavera, o que nos remete a pensar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.