Três homens foram presos em flagrante na segunda-feira (15) por extração ilegal de palmito-juçara em Pilar do Sul (SP). Segundo a Polícia Militar Ambiental, foram apreendidas 1.016 hastes da planta, considerada ameaçada de extinção.
A ação começou após guardas do Parque Estadual Carlos Botelho desconfiarem da atividade irregular e acionarem a polícia. No local, uma fazenda na zona rural, os policiais encontraram 240 hastes prontas para transporte.
Os agentes montaram uma campana e aguardaram a chegada dos suspeitos. Quando retornaram, os três homens foram abordados, confessaram o crime e acabaram presos em flagrante.
Além do material apreendido, os policiais também recolheram a caminhonete usada no transporte. Cada um dos envolvidos recebeu multa de R$ 609,6 mil, totalizando mais de R$ 1,8 milhão.
O caso foi registrado como crime ambiental.