Na madrugada de quinta-feira (20), um grupo de criminosos roubou fios de cobre de uma das Estações de Tratamento de Água (ETA) de Itu (SP), causando interrupção no abastecimento para 15% da população. Segundo a Companhia Ituana de Saneamento (CIS), seis bairros foram afetados.
Os suspeitos invadiram a ETA do bairro Itaim (VII), renderam dois funcionários e os trancaram em uma sala antes de cortar a fiação, mesmo com a energia ainda ligada. Além disso, roubaram os fios do gerador de emergência. No total, 450 metros de cabos foram levados.
Com a interrupção, os bairros Potiguara, Chácaras Reunidas Ipês, Jardim Oliveira, Santa Inês e Bom Viver também ficaram sem água. A CIS já encontrou fornecedores para repor o material e prevê que os reparos sejam concluídos entre a noite de sexta-feira (21) e a manhã de sábado (22). Enquanto isso, moradores devem economizar água, pois ainda não há previsão de normalização total do abastecimento.
Para reduzir o impacto, a CIS está redirecionando o fluxo de outro reservatório para a região do Itaim. A companhia informou que não há previsão de rodízio ou outras medidas restritivas além da contenção atual. Um boletim de ocorrência foi registrado, mas ninguém foi preso até o momento.
Comentários: