A Polícia Civil apreendeu, na quarta-feira (2), cerca de duas toneladas de alimentos vencidos em um depósito localizado na Vila São José, em Itapetininga (SP). Um homem foi preso em flagrante por crime contra as relações de consumo.
Segundo a investigação, os produtos apreendidos — entre carnes, queijos, salames, linguiças, bebidas, refrigerantes, palmitos e alimentos industrializados — estavam impróprios para o consumo, com prazos de validade vencidos há meses. Alguns tinham fabricação datada de novembro de 2023 e vencimento em agosto de 2024.
O local era usado para armazenar mercadorias que seriam distribuídas a restaurantes e comércios da região. O suspeito já havia sido alvo de fiscalização em outubro de 2024, quando oito toneladas de produtos vencidos foram apreendidos.
Durante a abordagem, o homem alegou que os itens seriam descartes da apreensão anterior. Outro indivíduo, que se identificou como vendedor autônomo, afirmou comercializar os produtos em nome do suspeito.
A Vigilância Sanitária lacrou o depósito e os alimentos vencidos foram encaminhados para destruição. O caso segue em investigação para identificar os estabelecimentos que recebiam as mercadorias e apurar se havia conhecimento sobre as irregularidades.