A menina de seis anos resgatada de um cárcere privado no Jardim Santa Esmeralda, em Sorocaba (SP), no dia 29 de agosto, tem apresentado melhora física e psicológica, segundo informou a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Renata Zanin.
De acordo com a delegada, a criança passa por diversos atendimentos médicos e terapêuticos, com acompanhamento de psicólogos, fonoaudiólogos e educador físico.
“Está avançando bem. Mas ainda não temos relatórios atualizados, porque os profissionais precisam de mais algumas semanas para apresentar uma devolutiva mais fidedigna”, explicou.
A delegada também solicitou à Justiça a prorrogação de 30 dias da prisão dos pais da vítima, detidos em 4 de setembro. Eles são acusados de manter a filha em cárcere privado, sem escola e sem acesso a cuidados de saúde.
Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que a menina continua acolhida em uma unidade do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica) conveniada com o município. “Ela é atendida por uma equipe multidisciplinar e realiza todo o tratamento necessário para sua reabilitação”, declarou a administração.
A situação foi descoberta após denúncia anônima. Desde o resgate, a criança permanece em abrigo e não tem contato com familiares — que, segundo a polícia, só conviveram com ela até os 9 meses de idade.
A conselheira tutelar Lígia Guerra relembrou as condições em que a menina foi encontrada.
“Quando nos encontramos com ela, estava muito apática. O cabelo tinha um nó único, como se nunca tivesse sido lavado. Ela estava sem se alimentar e ficou deslumbrada com tudo, com o mundo, como se nunca tivesse saído da casa”, relatou.