O idoso de 74 anos, suspeito de praticar atos racistas e fazer apologia ao nazismo dentro de um shopping em Itu (SP) na quinta-feira (21), foi solto após passar por audiência de custódia na sexta-feira (23). O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) informou que o suspeito está proibido de se ausentar do município por mais de oito dias e de frequentar locais que vendem bebidas alcoólicas.
O incidente começou quando o homem, ao entrar em uma loja, fez comentários discriminatórios em relação a uma funcionária negra, dizendo preferir ser atendido por pessoas de pele branca. Além disso, ele proferiu frases com ideologias nazistas, elogiando Hitler e mencionando a cruz de ferro, uma condecoração militar da Alemanha nazista. Os ataques continuaram fora da loja, nos corredores do shopping, onde o homem fez declarações ainda mais agressivas, exaltando a Alemanha e incitando ódio racial.
A vítima e outras testemunhas registraram boletins de ocorrência, e a polícia foi acionada. O Plaza Shopping Itu, onde os incidentes ocorreram, afirmou em nota que não compactua com atitudes discriminatórias e está oferecendo apoio às vítimas e à investigação.
Comentários: