O empresário Vagner Borges Dias, conhecido como Latrell Brito, foi preso nesta segunda- feira (27) em Jacuípe, no litoral da Bahia. Ele é dono de empresas suspeitas de ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC) e que mantinham contratos com prefeituras e câmaras municipais de diversas cidades do país, incluindo Sorocaba e Itatiba (SP).
Latrell foi detido em flagrante pelo uso de documento falso durante a Operação Munditia, conduzida pelo Grupo de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco) da Bahia, com apoio da Polícia Militar. Segundo a Promotoria de Justiça de Guarulhos, ele vivia na Bahia sob o nome falso de Moises Mota Sena e até abriu uma microempresa com essa identidade.
O empresário estava foragido desde abril de 2024, quando uma operação apreendeu documentos que indicam que seu grupo obteve contratos públicos mediante pagamento de propinas a agentes políticos. Na época, foram cumpridos 42 mandados de busca e apreensão, incluindo documentos, planilhas de pagamento e notas fiscais da empresa Safe, que indicavam contratos com a prefeitura e a Câmara Municipal de Sorocaba.
Os contratos com a prefeitura de Sorocaba começaram em setembro de 2018, sendo o último interrompido em abril de 2024, quando a empresa abandonou o serviço. Já a relação com a Câmara Municipal teve início em 2020.
O caso segue em investigação para apurar o envolvimento de outros envolvidos e o alcance do esquema.
Comentários: