Cesário Lange e Tietê foram as cidades mais afetadas pela forte chuva acompanhada de rajadas de vento que atingiu a região de Itapetininga (SP) no sábado (21). No domingo (22), nove residências no bairro Mato Seco, em Cesário Lange, ainda estavam alagadas, segundo informações da TV TEM.
Nas últimas 48 horas, os municípios registraram acumulados de chuva significativos: Cesário Lange teve 99 mm e Tietê, 92 mm. Em Boituva, o volume chegou a 89 mm. Já nas últimas 12 horas, Tatuí e Quadra lideraram os índices, com 38 mm e 24 mm, respectivamente.
Ocorrências registradas
Em Tietê, a Defesa Civil informou que o muro de uma residência na Avenida Carlos Camargo desabou parcialmente devido ao excesso de água. A lama invadiu a casa, forçando uma família de cinco pessoas a buscar abrigo com parentes.
No bairro São Pedro, duas residências foram danificadas após uma enxurrada provocar a queda de um muro de divisa e a invasão de água. As famílias também foram alojadas em casas de parentes, e o local foi interditado.
Quedas de árvores também foram registradas na Avenida Afonso Celso Rodrigues Cruz, onde a Defesa Civil segue monitorando áreas de risco e auxiliando os afetados.
Acumulado de chuva em São Paulo
Entre as cidades com os maiores volumes de chuva acumulados, destacam-se:
•São Paulo: 172 mm
•Várzea Paulista: 145 mm
•Sorocaba: 140 mm
•Cesário Lange: 99 mm
•Tietê: 92 mm
Orientações da Defesa Civil
A Defesa Civil reforça a importância de evitar transitar durante as chuvas e buscar locais seguros, como comércios, estações de trem ou terminais de ônibus. Motoristas devem reduzir a velocidade, evitar áreas alagadas e não estacionar próximo a árvores ou estruturas frágeis.
Caso ocorra a queda de árvores sobre redes elétricas, a população deve evitar se aproximar. Em situações de emergência, os números disponíveis são:
•199 (Defesa Civil)
•193 (Corpo de Bombeiros)
A Defesa Civil mantém o monitoramento das áreas de risco para minimizar os impactos e garantir a segurança dos moradores.
Comentários: