A partir de terça-feira (14), os trabalhadores de Laranjal Paulista e Bastos, no interior de São Paulo, podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por motivo de calamidade pública, em razão das chuvas intensas que atingiram as cidades.
Segundo a Caixa Econômica Federal, o pedido pode ser feito de forma 100% digital, pelo aplicativo FGTS, sem a necessidade de ir a uma agência. Os moradores têm até o dia 11 de janeiro de 2026 para realizar o saque.
Para ter direito ao benefício, é preciso ter saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque por calamidade nos últimos 12 meses. O valor máximo permitido é de R$ 6.220 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível.
No app FGTS, o trabalhador deve acessar a opção “Saques” > “Solicitar saque” > “Calamidade pública”, informar o município, anexar a documentação exigida e indicar uma conta bancária (da Caixa ou de outro banco) para receber o crédito.
Documentos necessários
- Documento de identidade (RG, CNH ou passaporte);
- Selfie com o documento de identidade visível;
- Comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação da calamidade (contas de água, luz, gás, telefone, internet, fatura de cartão de crédito etc.);
- Caso não tenha comprovante, é possível apresentar declaração do município ou declaração própria, informando nome completo, CPF, data de nascimento e endereço completo.
O aplicativo FGTS está disponível para download gratuito nas plataformas Android e iOS.
Comentários: