Um morador de São Miguel Arcanjo (SP) se deparou com um lobo-guará na manhã de segunda-feira (30), enquanto realizava serviços na zona rural da cidade. O encontro ocorreu no bairro do Retiro, quando o animal apareceu à beira de um pasto, atravessou a estrada e desapareceu na mata.
Vitor Augusto Bianchi de Almeida, que presenciou a cena, contou que tudo aconteceu muito rápido, mas que ficou feliz com o avistamento, já que foi a primeira vez que viu um lobo-guará na região. Segundo ele, o animal parecia saudável e caminhava normalmente, motivo pelo qual não acionou nenhum órgão de fiscalização.
O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul e está classificado como espécie vulnerável no Brasil, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A destruição do habitat natural e os atropelamentos estão entre as principais ameaças à sua sobrevivência.
A Defesa Civil de São Miguel Arcanjo orienta que, em caso de encontro com animais silvestres feridos ou em área urbana, a população evite contato e acione o órgão pelo telefone (15) 99644-6950.
Comentários: