O outono começa oficialmente nesta quinta-feira (20), marcando a transição entre o calor do verão e a chegada das temperaturas mais amenas antes do inverno. De acordo com o professor da UFScar e agrometeorologista Daniel Nassif, o clima continuará quente nos próximos dias em várias regiões do interior de São Paulo, mas as noites devem ser mais frescas.
Nassif explica que o volume de chuvas começará a diminuir gradualmente, com possibilidade de pancadas isoladas até meados de abril. “No início do outono, os dias ainda serão quentes, semelhantes ao verão, mas as noites começarão a apresentar temperaturas mais baixas”, comenta.
Ele também destaca que, embora o outono possa ter dias muito quentes, não serão tão extremos quanto os registrados durante as ondas de calor no verão, quando as temperaturas chegaram próximas aos 40°C em cidades como São José do Rio Preto.
Frentes frias devem reduzir as temperaturas a partir de abril
A partir de abril, frentes frias deverão começar a chegar, trazendo quedas significativas nas temperaturas. “O outono pode registrar uma primeira frente fria logo no início, com queda de até 10°C em comparação ao verão. No final da estação, essas frentes podem ser ainda mais intensas, trazendo temperaturas bem baixas”, explica Nassif.
Nas regiões de Sorocaba e Itapetininga, a expectativa é de temperaturas mais baixas conforme o outono avança, com possibilidade, embora pequena, de frio intenso em Itapetininga.
Menos chuvas, mas risco de temporais continua
O outono também marca o início do período mais seco do ano. O volume de chuvas na estação deve variar entre 100 e 200 milímetros nas regiões de Sorocaba, Itapetininga, Bauru e São José do Rio Preto. “Itapetininga e Sorocaba devem registrar mais chuvas devido à entrada das frentes frias, enquanto Bauru e Rio Preto, que estão em áreas mais quentes, devem ter um volume menor”, afirma o especialista.
Nassif alerta que, até abril, podem ocorrer temporais, incluindo granizo e ventanias, devido ao calor ainda presente. No entanto, a partir de maio, as chuvas deverão ser mais fracas e espaçadas.
Este outono de 2025 deve seguir um padrão mais neutro, sem a influência dos fenômenos El Niño ou La Niña, resultando em um clima mais típico para a estação, com dias mais frios e secos à medida que a estação avança.
Comentários: