O presidente da Argentina, Javier Milei, sugeriu a criação de uma aliança internacional composta por países comprometidos com a defesa do legado ocidental, durante sua participação na Conferência de Ação Política Conservadora (CPAC), realizada nesta sexta-feira (15), na Flórida. De acordo com Milei, essa aliança seria formada por Estados Unidos, Itália, Israel e Argentina, com a proposta de estreitar laços políticos, comerciais, culturais, diplomáticos e militares entre as nações.
O presidente argentino descreveu a aliança como uma união entre “nações livres” que seriam responsáveis por preservar os valores do Ocidente. “Os Estados Unidos liderando no norte, a Argentina no sul, a Itália na velha Europa, e Israel como sentinela na fronteira do Oriente Médio”, afirmou Milei.
Ele também criticou o que chamou de “hegemonia cultural da esquerda”, que, segundo ele, estaria contaminando muitas instituições ao redor do mundo. “Os que acreditam na liberdade devem se unir para enfrentar essa barbaridade”, concluiu.
Milei aproveitou sua participação na CPAC para reiterar seu apoio ao ex-presidente Donald Trump, com quem teve um jantar de gala em Mar-a-Lago, na quinta-feira (14), tornando-se o primeiro líder estrangeiro a visitá-lo após sua vitória eleitoral. Durante o evento, o presidente argentino elogiou Trump e o bilionário Elon Musk, presente no jantar, agradecendo a Musk pelo “maravilhoso trabalho que tem feito para salvar a humanidade”.
Em seu discurso de sexta-feira, Milei também celebrou a vitória de Trump nas eleições de 5 de novembro, afirmando que ela representou “a maior virada política da história”. O presidente argentino convidou Trump e Musk para participar da próxima cúpula conservadora, que acontecerá em Buenos Aires no dia 4 de dezembro.