O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou, na madrugada de quinta-feira (23), sua agenda oficial na Indonésia, onde foi recebido com honras militares pelo presidente Prabowo Subianto no Palácio Merdeka, em Jacarta.
A cerimônia ocorreu às 10h no horário local (meia-noite em Brasília) e marcou o início de uma série de compromissos bilaterais voltados a comércio, meio ambiente e cooperação diplomática.
A visita abre a etapa asiática da agenda internacional de Lula, com foco em ampliar o comércio, reforçar parcerias e aprofundar os laços com países do Sudeste Asiático.
Durante a recepção, Lula afirmou ser “uma grande alegria retornar à Indonésia após 17 anos” e destacou que o Brasil mantém com o país uma “parceria estratégica desde 2008”, que deve ser renovada com esta viagem.
O presidente Prabowo elogiou a trajetória política de Lula e disse ter “boas expectativas para o fortalecimento das relações bilaterais”.
Nas redes sociais, Lula publicou imagens da chegada ao Palácio Merdeka e ressaltou que Brasil e Indonésia têm ampliado a cooperação em áreas como agricultura, bioenergia, defesa e desenvolvimento sustentável.