A Defesa Civil autorizou o retorno das sete famílias que precisaram deixar suas casas devido à enchente do Rio São José, em Guapiara (SP). O incidente, ocorrido na última terça-feira (3), foi a maior enchente registrada na cidade nos últimos oito anos.
Após vistoria, o coordenador da Defesa Civil, Joel Antônio de Sampaio, confirmou que as residências não sofreram danos estruturais, permitindo que as famílias voltassem para seus lares. O nível do rio também recuou significativamente. Segundo o Ciiagro, o volume de chuva registrado na cidade foi de 26 mm.
Reinaldo Rodrigues da Costa, motorista e um dos moradores afetados, relembrou os momentos de tensão. “A água invadiu a casa da minha tia e da prima. Elas precisaram tirar as coisas correndo e levar na casa do vizinho. A água subiu rápido”, contou.
O coordenador destacou que enchentes no Rio São José não são frequentes. A última enchente de grande porte ocorreu em 2016, quando 20 casas foram interditadas e o município decretou estado de emergência.
Comentários: