O Brasil enfrentou um fim de semana de calor extremo, com temperaturas ultrapassando os 40°C em diversas regiões do país. No Centro-Oeste, o calor foi mais severo, com termômetros marcando 42°C em Cuiabá e 37,3°C em Palmas e Porto Velho. O interior de São Paulo também não escapou, registrando máximas de 37°C, enquanto a capital paulista atingiu 32,5°C no domingo (18). Na Região Sul, Curitiba experimentou temperaturas de até 31,2°C, a mais alta desde março.
A baixa umidade relativa do ar, que chegou a níveis inferiores a 15%, agravou a situação em estados como Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Esse cenário de calor intenso e ar seco aumenta os riscos para a saúde, com especialistas recomendando atenção redobrada à hidratação e aos cuidados com a pele. A previsão é de que essas condições continuem nos próximos dias, segundo o portal Meteored, com temperaturas próximas a 40°C ainda sendo esperadas no Centro-Oeste e no Norte do país.
Para as regiões Sul e leste do Sudeste, um breve alívio está previsto com a chegada de ventos mais frios a partir de terça-feira (20). A influência de uma massa de ar frio vinda do sul promete amenizar as temperaturas em cidades como Porto Alegre, onde os termômetros devem cair para 24°C, e em São Paulo, com máxima prevista de 30°C. Já Curitiba e Florianópolis também sentirão o refresco, com temperaturas entre 21°C e 28°C.
No entanto, a trégua pode ser de curta duração. Na quarta-feira (21), uma baixa pressão entre o Rio Grande do Sul, Uruguai e Argentina vai fortalecer o transporte de calor para o centro-sul do Brasil, elevando novamente as temperaturas. Enquanto o Sul pode enfrentar máximas de 30°C, no Norte e Centro-Oeste, as máximas podem chegar a impressionantes 43°C, mantendo o calor intenso em grande parte do país.