O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, afirmou na sexta-feira (15) que acredita que a guerra contra a Rússia poderia chegar ao fim mais rapidamente sob o mandato do ex-presidente Donald Trump. Zelensky elogiou a conversa recente que teve com Trump, apesar de seus receios sobre a possível redução no apoio dos Estados Unidos à Ucrânia. “Não há dúvida de que a guerra terminará mais rápido com as políticas da equipe que liderará a Casa Branca”, declarou Zelensky em entrevista ao meio de comunicação ucraniano Suspilne. Ele acrescentou que, embora a guerra acabe, a data exata ainda seja incerta.
O presidente ucraniano destacou a “interação construtiva” durante a conversa telefônica com Trump, após sua vitória nas eleições presidenciais dos EUA. Zelensky afirmou que o republicano ouviu atentamente os pontos de apoio da Ucrânia e não mencionou nada contrário à posição do país. Trump, que frequentemente questionou os bilhões de dólares em ajuda militar dos EUA à Ucrânia desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, afirmou que poderia encerrar a guerra rapidamente, embora não tenha detalhado como. Em declarações recentes, Trump reiterou sua promessa de trabalhar com a Rússia e a Ucrânia para pôr fim ao conflito.
No entanto, a Ucrânia expressa preocupações de que o apoio dos Estados Unidos ao país possa enfraquecer em um momento crucial da guerra ou que seja forçada a aceitar um acordo que envolva concessões territoriais à Rússia.
Comentários: