Um tamanduá-bandeira foi resgatado pelo Núcleo da Floresta, ONG de São Roque (SP), após ser flagrado por câmeras de segurança “visitando” um hotel no Centro de Pilar do Sul (SP) na manhã de segunda-feira (3). Antes disso, moradores registraram o animal passeando pelas ruas da cidade.
O resgate foi realizado pelo Departamento de Bem-Estar Animal de Pilar do Sul, com apoio da ONG. Segundo o biólogo Rafael Mana, responsável pelo Núcleo da Floresta, o tamanduá apresentava alguns machucados e pode ter se perdido devido às fortes chuvas e alagamentos na região.
Após ser sedado, o animal foi levado para exames na sede da ONG em São Roque. A expectativa é que ele seja devolvido à natureza assim que estiver em condições adequadas.
Cuidados ao encontrar um tamanduá
O tamanduá-bandeira é uma espécie ameaçada de extinção e possui garras muito fortes, podendo reagir ao toque. O biólogo alerta para que, ao encontrar um animal da espécie, a recomendação é não tentar segurá-lo ou contê-lo, apenas afastar cães do local e acionar as autoridades responsáveis.
Comentários: