Dois irmãos, de 7 e 10 anos, foram resgatados na manhã de domingo (23) após serem encontrados sozinhos em uma casa no bairro Vila Nova, em Araçariguama (SP). A mãe das crianças, de 43 anos, foi presa por abandono de incapaz.
Segundo o boletim de ocorrência, a denúncia indicava que os menores estavam sem supervisão há pelo menos dois dias. Guardas municipais foram até o imóvel acompanhados de uma conselheira tutelar e confirmaram que não havia nenhum responsável no local.
A conselheira conseguiu contato com a mãe, que afirmou ter passado a noite na casa do namorado e negou que os filhos tivessem ficado sozinhos por dois dias.
De acordo com o registro policial, a residência apresentava acúmulo de sujeira, fezes no vaso sanitário e apenas pão seco disponível para alimentação das crianças. Os agentes também relataram risco estrutural, como uma escada externa sem proteção à qual os menores tinham acesso.
A mulher foi detida, mas acabou liberada após pagar fiança de R$ 1 mil. As crianças ficaram sob responsabilidade do Conselho Tutelar.