Um gato-maracajá, também conhecido como gato-do-mato, surpreendeu os moradores de uma casa na zona rural de Fartura (SP), na terça-feira (8). O animal silvestre foi visto no Bairro Pinheiro 2, o que gerou apreensão entre os moradores, que acionaram a Defesa Civil para o resgate.
Após ser capturado com segurança, o felino passou por uma avaliação, que constatou seu bom estado de saúde. Em seguida, foi devolvido a um habitat apropriado para sua espécie.
A Defesa Civil alertou que animais como o gato-maracajá (nome científico Leopardus wiedii) não devem ser cercados ou manipulados por pessoas, pois o contato incorreto pode representar riscos tanto para o ser humano quanto para o animal. Em situações como essa, a orientação é acionar os órgãos responsáveis pelo número (14) 99748-5576.
Espécie ameaçada
De acordo com a Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida), com base em dados do Ministério do Meio Ambiente, o gato-maracajá está entre as mais de 3 mil espécies ameaçadas de extinção no Brasil.
Com olhos grandes, focinho saliente, patas largas e uma longa cauda, o felino se destaca entre os nove tipos de gatos selvagens que vivem no país. Apesar de ser um ótimo escalador de árvores, ele passa a maior parte do tempo no solo. Uma das curiosidades da espécie é a capacidade de imitar o som de suas presas, como roedores, para atraí-las.
Comentários: