Jornal CNet - A Notícia Em Primeira Mão no Número 1 da Região

Sabado, 15 de Marco de 2025
Dentistas Dr Matheus e Dr Fernando
Dentistas Dr Matheus e Dr Fernando

Interior de SP

Chuvas Elevam Nível do Rio Tietê e Correnteza de Lixo se Acumula em Salto

Resíduos ficaram retidos no Complexo Turístico da Cachoeira; especialista alerta para impacto ambiental e responsabilidade na coleta.

Carla Momberg
Por Carla Momberg
Chuvas Elevam Nível do Rio Tietê e Correnteza de Lixo se Acumula em Salto
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

As fortes chuvas que aumentaram em cinco vezes o nível do Rio Tietê em Salto (SP) também trouxeram uma correnteza de lixo, que ficou acumulada próximo ao Museu da Usina de Lavras, no Complexo Turístico da Cachoeira.

Segundo a Defesa Civil, na manhã de segunda-feira (3), a vazão do rio atingiu mil metros cúbicos por segundo, reduzindo para 704 m³/s no fim da tarde de terça-feira (4), ainda três vezes acima do normal. Em períodos sem chuva, o índice varia entre 170 e 200 m³/s.

Imagens feitas pela TV TEM mostram garrafas PET e outros plásticos ultrapassando a mureta de contenção e se acumulando em frente ao museu. O local é um dos principais pontos de retenção de resíduos ao longo do rio em períodos chuvosos.

Leia Também:

De acordo com Malu Ribeiro, diretora da Fundação SOS Mata Atlântica, os resíduos sólidos flutuantes são carregados pelas enchentes na bacia do Alto Tietê, que abrange a região metropolitana de São Paulo e cidades como Caieiras e Cajamar.

“Esse lixo acaba ficando em Salto quando o rio baixa. O volume de resíduos é extremamente alto, e a responsabilidade de coletá-los antes de chegarem ao rio é dos municípios da Grande São Paulo. Além disso, há a questão da gestão pós-consumo, pois esses materiais deveriam ser recicláveis ou retornáveis, e não descartáveis”, alerta Malu.

A situação reforça a necessidade de políticas mais eficazes de coleta e descarte de resíduos para evitar impactos ambientais nas cidades ao longo do Rio Tietê.

FONTE/CRÉDITOS: infs:G1
Comentários:
Carla Momberg

Publicado por:

Carla Momberg

Carla Momberg é redatora e designer do Jornal CNet.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )