O chimpanzé Yoko, que sofreu maus-tratos em um circo e foi explorado por narcotraficantes, desenvolveu um comportamento humanizado devido às violências que enfrentou ao longo da vida. Agora, ele terá a oportunidade de reabilitação no Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, no interior de São Paulo.
De acordo com a veterinária Camila Gentile Francisco, do santuário, Yoko passou anos sendo explorado, o que impediu o desenvolvimento de comportamentos naturais da espécie. “Ele está um pouco estressado por causa da viagem, mas está bem de saúde. Aqui, ele terá a oportunidade de conviver com outros chimpanzés e reaprender a agir como um deles”, explica.
O chimpanzé chegou ao Brasil na segunda-feira (24), desembarcando no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), após quase dois dias de viagem em uma jaula especial para transporte de animais. O planejamento da transferência levou um ano e meio para ser concluído.
Agora, Yoko começa uma nova fase de sua vida no santuário, onde receberá os cuidados necessários para sua recuperação e readaptação ao convívio com outros primatas.
Comentários: