A Câmara Municipal de Conchas (SP) aprovou, na noite de segunda-feira (7), a abertura de uma Comissão Processante (CP) para investigar o prefeito Paulo Nunes de Almeida (PDT) e o presidente da Casa, vereador Felipe dos Reis Silveira (PDT). Ambos são acusados de negligência no combate à dengue no município.
O pedido foi protocolado na sexta-feira (4) pelo vice-presidente da Câmara, vereador Carlos Roberto Marco Garcia (PRTB). A sessão durou mais de quatro horas e meia. Segundo a denúncia, o prefeito teria demorado a adotar medidas efetivas contra a epidemia de dengue, além de permitir a precarização do hospital municipal.
Já o vereador Felipe dos Reis é acusado de envolvimento político irregular. Em áudios citados no processo, ele sugere troca de cargos por apoio político e a indicação de aliados para atuar em ações do Executivo.
Após a leitura do documento e análise da denúncia, a admissibilidade foi aprovada por unanimidade: sete votos a favor e nenhum contra. O vereador autor do pedido, Carlos Roberto Marco Garcia, não votou, e o presidente da Câmara — que também é alvo da denúncia — estava ausente da sessão.
Foram sorteados os três parlamentares que irão compor a Comissão Processante:
• Raul Sales Rufino Junior (Republicanos) – presidente da comissão;
• Michele Jovelli Oliva (PSD) – relatora;
• Miguel Elias Chaguri Junior (Avante) – membro.
A CP será instaurada em sessão ordinária exclusiva, ainda sem data definida. A próxima sessão regular da Câmara está marcada para segunda-feira (14).
Em nota, a assessoria do prefeito Paulo Nunes informou que ele ainda não foi oficialmente notificado da abertura do processo, mas tomou conhecimento por meio do Diário Oficial. Segundo o comunicado, parte da denúncia já havia sido apresentada à Justiça Eleitoral e foi indeferida. A assessoria também alegou que os fatos tratam apenas de questões político-administrativas, relacionadas à eleição para a presidência da Câmara e à formação do futuro governo municipal.
Comentários: