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Segunda-feira, 28 de Abril de 2025
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Interior de SP

Audiência pública debate implantação de pedágios no perímetro urbano de Sorocaba

Sistema “Free Flow” da Rota Sorocabana prevê cinco novos pedágios até 2026; vereadores e deputados criticam impacto em bairros periféricos e apontam falta de rotas alternativas.

Carla Momberg
Por Carla Momberg
Audiência pública debate implantação de pedágios no perímetro urbano de Sorocaba
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A Câmara Municipal de Sorocaba realizou, na quarta-feira (9), uma audiência pública para debater o novo sistema “Free Flow”, que prevê a implantação de pedágios na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), no município. O lote, batizado de “Rota Sorocabana”, tem início previsto para abril de 2026.

 

O debate, iniciativa do vereador Fábio Simoa (Republicanos), ocorreu das 14h às 17h no plenário da Câmara, com a presença de nove vereadores – Cristiano Passos (Republicanos), Rodolfo Ganem (Podemos), Alexandre da Horta (Solidariedade), Fernanda Garcia (PSOL), Ítalo Moreira (União), Izídio de Brito (PT), Rafael Militão (Republicanos), João Donizeti (União) e Cícero João (Agir) – além de deputados estaduais Vitão do Cachorrão (Republicanos), Reis (PT) e Guilherme Cortez (PSOL). Autoridades e representantes de outros municípios da região também marcaram presença.

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Durante a audiência, o vereador Ítalo Moreira afirmou à TV TEM que protocolou um requerimento no Ministério Público para impedir a instalação dos pedágios em trechos urbanos de Sorocaba, alegando que uma decisão do STF proíbe a cobrança em locais sem rotas alternativas, o que agravaria o congestionamento na cidade. Já a vereadora Fernanda Garcia destacou que os novos pedágios, que somam cinco pontos na cidade, impactariam negativamente os moradores de bairros periféricos, como os que se deslocam do Brigadeiro Tobias para o Centro, onde teriam de pagar três pedágios na ida e três na volta.

 

Em nota, o Governo de São Paulo manteve o cronograma da concessão da Rota Sorocabana e assegurou que o sistema será implementado com “justiça tarifária”. Segundo o governo estadual, não haverá cobrança nas vias marginais de áreas urbanas neste ano e motocicletas serão isentas. Os novos valores implicam reduções de 23,8% a 25,4% nas cabines automáticas e de 19,8% a 21,4% nas manuais do lote. A concessão prevê melhorias em 460 km de rodovias, beneficiando 17 municípios. Em Sorocaba, as intervenções incluirão a ampliação da Rodovia Senador José Ermírio de Moraes (SP-075 – Castelinho) com faixa adicional, novos acessos à Rodovia Celso Charuri, monitoramento integral, conectividade, atendimento médico e equipes operacionais para maior segurança. Na Rodovia Raposo Tavares (SP-270), estão previstas faixas adicionais e a implantação de marginais contínuas para melhorar o tráfego urbano.

FONTE/CRÉDITOS: infs:G1
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Carla Momberg é redatora e designer do Jornal CNet.

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