Jornal CNet - A Notícia Em Primeira Mão no Número 1 da Região

Sabado, 15 de Marco de 2025
Dentistas Dr Matheus e Dr Fernando
Dentistas Dr Matheus e Dr Fernando

Interior de SP

Atraso no Repasse de Verbas do Projeto Aldir Blanc Gera Protestos em Itapetininga

Profissionais da cultura cobram explicações da Prefeitura e exigem agilidade no pagamento para dar continuidade aos projetos aprovados.

Carla Momberg
Por Carla Momberg
Atraso no Repasse de Verbas do Projeto Aldir Blanc Gera Protestos em Itapetininga
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Profissionais da área cultural de Itapetininga (SP) demonstraram insatisfação com o atraso no repasse das verbas do Projeto Nacional Aldir Blanc (PNAB) durante uma sessão na Câmara Municipal na última segunda-feira (3). Representantes de projetos aprovados no Edital de Chamamento Público Nº 015/2024 protestaram, cobrando da prefeitura o pagamento das verbas.

A produtora Luna Formaggi, de 28 anos, que teve seu projeto de documentário sobre a Igreja do Rosário aprovado, deveria ter recebido R$ 20 mil. Ela relatou ao g1 que foi informada em dezembro de que o repasse ocorreria em janeiro, mas o pagamento ainda não foi realizado, com um atraso de 20 dias.

Os profissionais da cultura ressaltaram que muitos projetos dependem dessas verbas para continuar a produção, como a compra de materiais e equipamentos, que podem sofrer alterações nos preços devido à inflação. Na última sexta-feira (31), eles procuraram a prefeitura em busca de explicações, mas não obtiveram respostas.

Leia Também:

Na sessão, um requerimento solicitando informações ao Poder Executivo e à Secretaria de Cultura sobre os motivos do atraso foi aprovado e será encaminhado à Prefeitura.

Em nota, o Ministério da Cultura (MinC) esclareceu que os recursos são repassados aos entes federados que aderem à PNAB, que devem realizar o chamamento público, selecionar os contemplados e efetuar os pagamentos. A pasta afirmou que o município tem até 30 de junho de 2025 para executar os recursos. Não houve notificações oficiais sobre o atraso na execução em Itapetininga.

Por sua vez, a Prefeitura de Itapetininga informou que o pagamento foi reprogramado para 2025 devido ao fechamento do exercício fiscal de 2024. A administração municipal esclareceu que está aguardando a aprovação do crédito especial na Câmara Municipal, para realizar o repasse o mais rápido possível, conforme os prazos legais estabelecidos pelo Governo Federal. A Prefeitura reafirmou o compromisso de agilizar o pagamento dos recursos.

FONTE/CRÉDITOS: infs:G1
Comentários:
Carla Momberg

Publicado por:

Carla Momberg

Carla Momberg é redatora e designer do Jornal CNet.

Saiba Mais

Envie sua mensagem, estaremos respondendo assim que possível ; )