A Secretaria de Segurança Pública (SSP) divulgou na sexta-feira (21) que as apreensões feitas pela Polícia Rodoviária no estado de São Paulo já ultrapassam 110 toneladas em 2025, superando todo o volume registrado no ano passado, que foi de 106 toneladas.
Do total de 168 toneladas de drogas recolhidas pelas forças de segurança neste ano, 111 toneladas foram localizadas nas rodovias, resultado direto do programa Muralha Paulista, que integra câmeras e sistemas de monitoramento para identificar veículos suspeitos.
Em Adamantina (SP), uma operação recente apreendeu quase 8 toneladas de maconha escondidas em uma carga de gesso — a maior ocorrência do ano na região de Presidente Prudente, segundo a SSP.
Apenas entre 5 e 13 de novembro, aproximadamente 11 toneladas foram apreendidas em ações realizadas em Presidente Prudente, Bady Bassitt, Jales, Sarapuí e Palmital.
Para o coronel Hugo Araújo Santos, comandante da Polícia Militar Rodoviária, o uso do monitoramento de placas tem sido fundamental para interceptar veículos utilizados no tráfico e ampliar a eficiência das operações.